Banco de Reservas no Cartola FC: saiba tudo

Finalmente um antigo desejo dos cartoleiros se tornou realidade: temos Banco de Reservas no Cartola FC!

Agora é o momento de entender todas as regras dessa novidade para saber utilizá-la a seu favor, ampliando e otimizando a sua pontuação. Você também pode conferir outras dicas importantes aqui no site, como a valorização nas primeiras rodadas.

Veja abaixo tudo que precisa saber sobre o Banco de Reservas do Cartola e continue mitando no game com nossas dicas e artigos especiais.

Como funciona o Banco de Reservas no Cartola FC?

Banco de Reservas Cartola FC

Muitas vezes o mercado fecha no sábado, por exemplo, momentos antes da primeira partida da rodada. Mas os jogos se estendem na noite do sábado, pelo domingo e até mesmo na segunda. Assim, aquele jogador que no sábado estava super confirmado para a partida, de repente vira desfalque. Esse era o pesadelo do cartoleiro. E muitas vezes acontecia com dois, três, quatro atletas na mesma rodada. É muito azar, mas acontece. Todos estamos sujeitos a isso. Na verdade estávamos, porque o Banco de Reservas do Cartola FC veio justamente para corrigir esse problema.

Então, basicamente o banco de reservas existe para que você escolha, além dos seus 11 titulares, outros atletas que vão “substituir” os titulares, caso não joguem na rodada.

Regras do Banco de Reservas do Cartola FC

Para que seja justo e organizado, o banco de reservas tem uma série de regras que devem ser observadas pelos cartoleiros. Vamos falar sobre elas detalhadamente abaixo:

Quantidade de Reservas

Em primeiro lugar, a quantidade máxima de jogadores que podem ser escolhidos para o banco de reservas: no máximo cinco, mas depende da sua formação. Como assim? Se você usa 4-4-2, por exemplo, tem na sua formação Goleiro, Lateral, Zagueiro, Meia e Atacante, ou seja, cinco jogadores. Então, pode escolher até cinco reservas, sendo um para cada posição.

Contudo, se usa 3-4-3, por exemplo, você tem Goleiro, Zagueiro, Meia e Atacante, podendo assim escolher apenas quatro reservas, pois não há laterais na sua equipe.

Lembramos que a escalação de reservas não é obrigatória, e nem é preciso escalar todo o banco de reservas. Assim, você pode não escalar nenhum, ou quantos quiser, até o limite de cinco, dependendo da sua formação.

Como funcionam as substituições?

Substituições Cartola FC

Caso um de seus titulares não entrar em campo, você não precisa fazer nada! A troca é automática. Mas lembre-se de que a substituição somente ocorre se o titular não entrar em campo. Se ele entrar e ficar segundos, sua pontuação, mesmo que seja zero, será considerada e não será utilizado o reserva da posição.

A sistemática das substituições ocorre considerando a ordem cronológica dos jogos. Assim, se dois titulares da mesma posição não jogarem, o reserva substituirá somente aquele que foi o primeiro a ser confirmado como ausência (que teve o jogo antes na rodada).

Como muitos jogos ocorrem no mesmo horário, se os titulares ausentes tiverem os jogos ao mesmo tempo, haverá a seguinte ordem de prioridade:

  1. Se um dos ausentes for o capitão, ele será substituído e o reserva será o novo capitão do seu time.
  2. Se nenhum dos dois for capitão, é substituído o que tiver o maior preço.
  3. Se os dois tiverem o mesmo preço, a escolha será por ordem alfabética.

Preços dos reservas

Os jogadores escolhidos para o banco de reservas devem ser mais baratos do que os titulares. Assim, se você escala no 4-4-2 (dois atacantes) que custam, C$ 12 e C$ 8, por exemplo, o seu reserva pode valer no máximo C$ 8. Se o seu jogador titular é o mais barato da posição, você não conseguirá escalar um reserva, porque o reserva não pode ser mais caro que o titular mais barato do seu time.

Um detalhe: os reservas não descontam das suas cartoletas! Você começa a temporada com C$ 100 e com elas você deve escolher um técnico e onze jogadores. Os reservas não têm impacto no momento da escalação, então funcionam como se fossem gratuitos.

Valorização dos reservas

Dicas de Valorização Cartola FC nas primeiras rodadas

A variação dos preços dos reservas só terá impacto caso eles sejam de fato utilizados. Ou seja, só terão impacto em suas cartoletas os desempenhos dos atletas titulares que entrarem em campo na rodada e os reservas que eventualmente tenham substituído titulares ausentes. Mesmo que um reserva tenha mitado e valorizado, isso só te beneficiará se ele substituir um titular que não jogou.

Compartilhe com seus amigos:
error: