Dicas de valorização Cartola FC nas primeiras rodadas

Sempre que mais uma edição do Brasileirão está prestes a começar, crescem as buscas por dicas de valorização do Cartola FC, principalmente para as primeiras rodadas. Elas são as mais importantes para construir patrimônio e podem determinar o seu sucesso ou seu fracasso no jogo.

Saiba que as três primeiras rodadas do Cartola FC têm critérios de valorização (e desvalorização) muito diferentes do restante do campeonato.

Não há nada mais frustrante do que tentar escalar a sua seleção perfeita para a rodada e não ter cartoletas suficientes. É preciso ter, durante a competição, algo em torno de C$ 150,00 para escalar seu time da melhor maneira, sem fazer sacrifícios e escolhas difíceis.

Então, vamos mostrar as melhores dicas para ganhar cartoletas no Cartola FC, em todas as rodadas, mas com foco na primeira, segunda e terceira rodadas!

Primeiro, entendendo um pouco mais sobre o patrimônio no Cartola FC

Dicas de Valorização Cartola FC nas primeiras rodadas

Antes de tudo, é preciso lembrar que todos os cartoleiros começam a temporada com C$ 100,00 (Cem Cartoletas). Não importa como você terminou a temporada anterior, ou se é Cartola PRO ou não.

Ou seja, ter patrimônio ou não para montar seu time nas rodadas seguintes depende totalmente de suas decisões nas primeiras rodadas.

Saiba que muitos cartoleiros terminam a primeira rodada e várias outras com menos cartoletas do que começaram a competição. Isso não é falta de sorte. Quem conhece as regras de valorização do Cartola FC jamais se encontrará nesta situação. E estamos aqui para isso, para ajudar a entender como funcionam os critérios de preço dos jogadores.

Outra consideração importante: não há um manual que torne a valorização uma conta simples e exata. Trata-se de algoritmo. Ou seja, são muitas variáveis que determinam o que ocorrerá os preços dos atletas ao fim de mais uma rodada. No entanto, com tantos anos de experiência jogando o Cartola, podemos verificar o que realmente acontece e trazer essas experiências para vocês!

Dicas de Valorização do Cartola FC para a Primeira Rodada

A dica principal é: não escale jogadores caros nessa rodada! Nem pense nisso. É um tiro no pé!

Nesta primeira rodada, mais do que olhar a pontuação e desempenho de cada atleta, deve-se equilibrar a sua pontuação esperada com o seu preço. Um jogador que custa C$ 7 e faz 8 pontos terá uma valorização incrível. Já um jogador que custa C$ 25 e faz os mesmos 8 pontos pode até mesmo desvalorizar, ou não valorizar tanto.

O porquê? Imagine a pontuação que é esperada de um jogador ‘caro’, e a pontuação esperada de um jogador relativamente barato. Em resumo, aqui a valorização considera a pontuação e o preço do atleta.

Então, o foco é escalar atletas baratos e que têm, obviamente, grandes chances de pontuar bem. Já que são só 100 cartoletas para 11 jogadores e um técnico, então tente escalar na média de 7 e 8 cartoletas por jogador. Atenção, essa é a principal dica. Quem escala atletas caros pode perder muitas cartoletas na primeira rodada.

Veja também:

Dicas para a Segunda Rodada

Dicas de Valorização Cartola FC - Cartoletas

As dicas de valorização para a segunda rodada do Cartola FC também são bem simples, mas do conhecimento de poucos cartoleiros.

Nesta rodada, o segredo é escalar jogadores com boa média em relação ao seus preços. Ou seja, nada de escalar jogadores que foram mal na primeira rodada, pois terão média baixa ou até mesmo negativa.

Aqui, devemos priorizar aqueles que têm preços e média bem próximos (e bons). Exemplo: um jogador que fez 8 pontos e que, mesmo tendo valorização na primeira rodada, agora custa até 10 cartoletas. Mesmo que ele não vá tão bem na segunda rodada, a sua média continuará alta em relação ao seu preço.

Se você escalar um jogador caro que negativou (por exemplo -4) na primeira rodada, ele precisará de um super desempenho na segunda rodada para deixar a sua média interessante em relação ao seu preço. Mesmo que faça 8 pontos, sua média será de 2 pontos (-4 +8 = 4 pontos. 4 pontos divididos por 2 rodadas = 2 pontos de média.).

Ou seja, esta rodada é totalmente diferente das demais, pois nela quem vem valorizado da primeira rodada tende a se valorizar mais, e quem vem desvalorizado, costuma ter ainda mais queda no seu preço de escalação.

Dicas de Valorização para a Terceira Rodada

Com toda certeza, essa é a mais complexa de todas as 38 rodadas do Cartola FC. Escalar nesta rodada é mais complicado do que nas duas primeiras e nas outras 35 posteriores a ela.

A dica aqui é escalar jogadores que não foram tão bem na segunda rodada, mas que não negativaram. Ou seja, priorize aqueles que tiveram pontuação baixa e ainda têm uma boa média em relação ao preço. São excelentes para este momento do jogo.

Na verdade, os critérios são um pouco nebulosos para esta terceira rodada. Então, o foco é não inventar e não perder cartoletas. Se você escalar um bom time com jogadores de até 12 ou 13 cartoletas e que não estão valorizados ou desvalorizados demais, você terá um bom desempenho.

Dicas de Valorização do Cartola FC para as demais rodadas

Dicas de Valorização Cartola FC

A partir da quarta rodada, a sistemática de valorização do Cartola FC é praticamente mantida até o fim do campeonato. Em resumo, para se valorizar, o atleta precisa jogar melhor do que a sua última partida.

Mesmo que um jogador vá muitíssimo mal em uma partida, somente o fato de ir ‘menos pior’ na próxima já lhe garante algumas poucas cartoletas.

O mesmo vale para aqueles que foram muito bem na última: se não superarem este desempenho/pontuação, provavelmente irão perder valor.

E aí, gostou de nossas dicas? Compartilhe com seus amigos e divirta-se! Se ainda não tem o cadastro, veja como fazer login no Cartola (passo a passo).

Compartilhe com seus amigos:
error: