Veja quais serão as novidades do Cartola FC 2022

Antes mesmo da definição de quando começa o Campeonato Brasileiro, muitos cartoleiros já buscam pelas novidades do Cartola FC 2022.

O Cartola, que nos últimos anos teve alterações em seu calendário, devido à Pandemia do Novo Coronavírus, normalmente traz uma série de mudanças em suas regras, recheado de novidades para melhorar a experiência dos usuários.

Na última temporada, entre as principais mudanças tivemos a criação do Banco de Reservas do Cartola FC, que há tanto tempo é pedido pelos cartoleiros. Essa é uma novidade que vai permanecer para o Cartola 2022 (porém com uma mudança, que você verá abaixo).

Outra novidade sempre presente está na pontuação (Scouts do Cartola), que recebe anualmente uma série de alterações e implementações para se ajustar às demais plataformas parceiras. Foram pelo menos seis mudanças de scouts para esse ano.

Por fim, mas não menos importante, sempre há vários jogadores que mudam de posição em relação ao ano anterior. Para esse ano tivemos alguns, principalmente atacantes que viraram meias.

Abaixo será possível saber quais serão TODAS as mudanças no Cartola FC 2022 anunciadas até aqui, bem como acompanhar outras informações relevantes sobre o jogo. Conforme as notícias forem divulgadas pela Globo, nós iremos constantemente atualizar esta página.

Banco de Reservas no Cartola FC 2022

Novidades Cartola FC 2021

Com toda certeza, sempre foi unânime o desejo dos cartoleiros em relação à possibilidade de se ter um banco de reservas no Cartola FC.

Como o usuário deve definir e salvar a sua escalação algum tempo antes do início da primeira partida da rodada, mudanças de última hora podem naturalmente ocorrer.

Assim, algum (ou alguns) atleta pode ficar de fora da partida e desfalcar a escalação do usuário. Desse modo, a pontuação certamente é prejudicada, ainda mais se o atleta for o capitão da equipe, que tem pontuação dobrada.

Por isso, há algum tempo os usuários pediam que essa novidade fosse implementada no game. Com um banco de reservas, se acaso algum atleta não jogue, outro pode substituí-lo, sendo escolhido previamente pelo cartoleiro.

Mas qual a novidade para o Banco de Reservas?

A novidade para o Banco de Reservas no Cartola FC 2022 é basicamente a não substituição do reserva se ele zerar ou negativar. Assim, para a pontuação do seu reserva ser considerada, ele precisa fazer pelo menos 0,1 pontos. Se ele zerar ou negativar, será ignorado, mantendo a pontuação do titular (obviamente nota zero, por não ter jogado).

Lembramos que são MUITOS detalhes para você entender e usar devidamente. Por isso, sugerimos a leitura de todas as regras do Banco de Reservas.

Veja também:

Novidades do Cartola FC 2022

Já que temos todas as novidades oficialmente divulgadas, vamos a elas, uma a uma.

Mudança nos Scouts no Cartola FC 2022

Nas últimas edições foi bem difícil escalar goleiros. E essa foi uma reclamação geral. No ano passado as alterações dos Scouts basicamente visaram resolver esses problemas.

Já para esse ano as alterações foram feitas para tornar o jogo menos punitivo, aumentando as pontuações dos jogadores e consequentemente dos cartoleiros. Basicamente as pontuações negativas abaixaram, e agora descontam menos pontos. Nas pontuações positivas, apenas uma mudança, para melhor: o desarme agora pontua mais!

Foram alteradas as pontuações de impedimento, falta cometida, cartões, gol contra e desarme. Além disso, há novas regras para pênalti perdido. Veja abaixo como era e como ficou:

SCOUTPontuação antigaNova Pontuação
Cartão amarelo (CA)-2,00 pontos– 1,00 ponto
Cartão vermelho (CV)-5,00 pontos– 3,00 pontos
Desarme (DS)+1,00 ponto+ 1.20 ponto
Gol contra (GC)-5,00 pontos-3,00 pontos
Falta cometida (FC)-0.50 ponto-0,30 ponto
Impedimento (IM)-0,50 ponto-0,10 ponto

 

Novas pontuações para Pênalti perdido no Cartola 2022

A pontuação negativa para pênalti perdido não mudou e continua descontando 4,00 pontos do jogador. Porém, agora a sua finalização é computada. Antes, se fosse cobrado pra fora, por exemplo, só era computado o PP – Pênalti Perdido. A finalização era ignorada. Agora a finalização também é considerada, ficando da seguinte forma:

  • Pênalti perdido para fora: -4 (PP) + 0.8 (FF) = -3.2 pontos
  • Pênalti perdido com defesa do goleiro: -4 (PP) + 1.2 (FD) = -2.8 pontos
  • Pênalti perdido na trave*: -4 (PP) + 3 (FT) = -1 ponto

*quando a bola bate na trave depois da defesa do goleiro, vale como finalização na trave (FT)

A exceção fica em duas situações:

  • naqueles casos em que o jogador acaba dando dois toques na bola, se atrapalhando na hora da cobrança. Nestes casos ele perdeu o pênalti e cometeu falta. Então terá dois scouts negativos.
  • é raro, mas já aconteceu de o cobrador tocar para o lado para outro companheiro que vem de fora da área completar para o gol. Nestes casos teremos o scout de pênalti perdido e de assistência, se o companheiro fizer o gol imediatamente após o passe.

Doação de Cartoletas no Cartola 2022

Todos começam com 100 cartoletas, certo? Antes não tinha ajuda. Se você fosse perdendo cartoletas, só mesmo com a valorização dos atletas para recuperar e voltar a ter cem ou mais cartoletas.

Agora, porém, haverá a Doação de Cartoletas. Basicamente essa funcionalidade permite que, uma única vez durante a temporada, os cartoleiros que estiverem com o patrimônio inferior ao início da temporada retornem às 100 cartoletas iniciais. Mas atenção: como dissemos, só será possível exercer esta opção uma vez ao longo do ano.

E você, o que gostaria que fosse novidade no Cartola FC 2022 e que não foi implementado ainda? Faria alguma mudança?

Continue acompanhando nosso site e mite no Cartola!