Scouts Cartola FC – Pontos de Defesa e Ataque

Para mandar bem e mitar no Cartola FC, é preciso conhecer as regras do jogo, certo!? Então conheça abaixo quais são e como funcionam os Scouts do Cartola FC de todos os jogadores e técnicos.

O que é Scout no Cartola FC?

Quando um jogador faz um gol, dá uma assistência ou sofre uma falta, por exemplo, ele recebe pontos por cada ação. Da mesma forma, perde pontos quando é expulso, comete falta, faz gol contra, etc.

O Scout no Cartola é basicamente isso: a pontuação que cada ação do atleta soma ou subtrai em seu time. E entender como funciona e quais são essas pontuações é essencial para melhorar as suas pontuações a cada rodada.

Scouts Cartola FC - Pontos de Defesa e Ataque

Scouts de Defesa e Ataque no Cartola

Os scouts basicamente são divididos em dois grupos: Scouts de Ataque e Scouts de Defesa. Mas isso não quer dizer que jogador de defesa só pontua com os scouts de defesa, ok!?

Vamos a eles:

Scouts de Ataque

Gol: 8.0pts

Assistência: 5.0pts

  • Serão considerados como assistência o passe, cruzamento ou lançamento que possibilitem uma finalização que resulte em gol. Se houver algum leve desvio em adversários no percurso, a assistência será considerada da mesma forma. No entanto, não serão consideradas assistências toques involuntários, erros de domínio ou perdas de posse de bola que resultem posteriormente em gol. Ou seja, a ação tem que ser voluntária e determinante.

Finalização na trave: 3.0pts

  • Qualquer finalização que toque na trave, mesmo que seja desviada no caminho, inclusive pelo goleiro adversário.

Finalização defendida: 1.2pts

  • Não são consideradas finalizações bloqueadas que já chegam sem força ao goleiro, nem aquelas que apenas evitam um escanteio. Se um jogador de linha for o último homem e evitar o gol, já sem o goleiro no lance, será considerada uma finalização defendida.

Finalização para fora: 0.8pts

Falta sofrida: 0.5pts

Pênalti sofrido: 1.0pt

Pênalti perdido: -4.0pts

Impedimento: -0.5pts

Passe incompleto: -0.1pt

  • É o scout mais presente durante uma partida. Ocorre quando qualquer passe, lançamento, cruzamento, cobrança de falta, escanteio, tiro de meta ou lateral não chega diretamente a um companheiro de time. É válido somente para jogadores de linha, ou seja, não são contabilizados para goleiros.

Scouts de Defesa

Defesa de pênalti: 7.0pts

Jogo sem sofrer gols: 5.0pts

  • Esse scout pontua apenas para jogadores de defesa (goleiro, zagueiros e laterais). Eles começam a partida pontuando, mas se sofrerem gols, ainda que já tenham sido substituídos, perdem esse bônus.

Defesa(PARA GOLEIROS): 1.0pt

Desarme: 1.0pt

  • É a interrupção da posse do time adversário através de uma ação ativa do atleta na marcação, desde que a bola vá para fora ou a posse seja roubada. Ou seja, se houver interceptação, mas a bola ainda continuar com o time adversário, não será considerado um desarme. Bolas de cruzamento e finalização boqueadas não pontuam.

Gol contra: -5.0pts

Cartão vermelho: -5.0pts

Cartão amarelo: -2.0pts

Gol sofrido: -1.0pt

  • Como dissemos acima, jogadores de defesa começam com 5,00pts. Porém, se o time levar um gol que seja, todos perdem esse bônus. O goleiro, além de perder o bônus, perde 1,00pts a cada gol sofrido.

Falta cometida: -0.5pts

Pênalti cometid0: -1.0pt

Veja também:

Scouts e pontuação do técnico no Cartola FC

Além de escalar os onze jogadores de acordo com o seu esquema tático, você também precisa escalar um técnico.

Mas atenção, pois ele tem regras próprias de pontuação. Isso porque o técnico não pontua através de ações como os jogadores. A sua pontuação é calculada através do total da pontuação de todos os atletas de seu clube utilizados na partida dividida por 11.

Compartilhe com seus amigos:
error: