Scouts de Finalização Cartola FC 2022: FD, FT, FF

Você conhece os Scouts de Finalização do Cartola FC 2022? Saiba que é muito importante entender como funciona cada um. Eles são alguns dos mais importantes do jogo, compondo boa parte das pontuações dos atletas, principalmente da linha ofensiva.

São, basicamente, três situações de finalização, além do gol, obviamente, que contabiliza 8,00 pontos (Aproveite e conheça aqui todos os Scouts do Cartola FC de Defesa e de Ataque).

Scouts Cartola FC Finalização pra Fora - FF

Outra situação que envolve finalização é o pênalti, mas que tem suas regras próprias:

– Cobrar um pênalti na trave, defendido pelo goleiro ou pra fora gera pontos de finalização que tratamos aqui. Mas mesmo assim no final a pontuação será negativa, pois o Pênalti Perdido (PP) desconta – 4,00 pontos. Veja abaixo como fica:

  • Pênalti na trave – pênalti perdido (-4,00 pontos) e finalização na trave (+3,00) = -1,00 ponto
  • Pênalti defendido – pênalti perdido (-4,00 pontos) e finalização defendida (+1,20) = -2,80 pontos
  • Pênalti para fora – pênalti perdido (-4,00 pontos) e finalização para fora (+0,80) = -3,20 pontos

Caso seja defesa do goleiro, esse sim receberá uma ótima pontuação (DP – Defesa de Pênalti vale 7,00 pontos). Outras defesas geram 1,00 ponto para os arqueiros.

Critérios dos Scouts de Finalização do Cartola FC 2022

Lances de futebol nem sempre são tão claros e evidentes. Por isso, é importante esclarecer quais são os critérios para que sejam contabilizados os scouts de finalização no Cartola.

Abaixo vamos explicar e dar exemplos para facilitar o entendimento de quanto conta e quanto não conta cada finalização nas partidas.

Scout Finalização Defendida (FD) no Cartola 2022

Scouts Cartola FC Finalização Defendida - FD

O que conta?

Este Scout gera 1,20 pontos. São finalizações em que o goleiro defende, independentemente se a bola segue em jogo ou sai para escanteio.

E quando o goleiro está fora do lance e um jogador de linha salva? Estes casos também serão computados como FD para quem finalizou.

O que não conta?

Se a finalização for desviada ou bloqueada, chegando amortecida ao goleiro, sem qualquer chance de entrar, ela não é computada.

Outra situação muito comum que é desconsiderada é quando o chute, mesmo sem desvios, chega fraquinha ao goleiro, sem chance alguma de entrar, ou sem direção do gol.

Finalização na Trave (FT)

Scouts Cartola FC Finalização na Trave - FT

O que conta?

Praticamente tudo (quase todas as bolas que batem na trave).

Ocorre em finalizações nas quais a bola toca na trave, mesmo quando foi desviada por outros jogadores (adversários ou do próprio time) ou pela defesa/desvio do goleiro. Este Scout vale 3,00 pontos. Cruzamentos diretos na trave também contam como FT.

O que não conta?

Lances em que não há um desvio, mas uma ação clara do adversário para bloquear a bola, e essa bate na trave na sequência, não serão considerados.

Lembramos que o futebol é muito dinâmico e repleto de situações inéditas, que serão devidamente analisadas caso a caso pelo Cartola FC.

Finalização para Fora (FF)

O que conta?

Finalizações que saem pela linha de fundo, desviadas ou não por um adversário ou outro jogador da mesma equipe. São considerados também os chutes totalmente tortos que saem diretamente pela linha lateral, sem desvios.

O que não conta?

Para valer os 0,80 desse scout, a tentativa de finalização deve ser clara. Ou seja, se foi passe ou cruzamento, não conta!