Veja quais serão as novidades do Cartola FC 2024

Antes mesmo da definição de quando começa o Campeonato Brasileiro, muitos cartoleiros já buscam pelas novidades do Cartola FC 2024.

Nas últimas temporadas, entre as principais mudanças tivemos a criação do Banco de Reservas do Cartola FC, que há tanto tempo é pedido pelos cartoleiros. Essa é uma novidade que vai permanecer para o Cartola 2024.

Outra novidade sempre presente está na pontuação (Scouts do Cartola), que recebe anualmente uma série de alterações e implementações para se ajustar às demais plataformas parceiras. Foram pelo menos três mudanças de scouts para esse ano.

Abaixo será possível saber quais serão TODAS as mudanças no Cartola FC 2024 anunciadas até aqui, bem como acompanhar outras informações relevantes sobre o jogo. Conforme as notícias forem divulgadas pela Globo, nós iremos constantemente atualizar esta página.

Banco de Reservas no Cartola FC 2024

Novidades Cartola FC

Com toda certeza, sempre foi unânime o desejo dos cartoleiros em relação à possibilidade de se ter um banco de reservas no Cartola FC.

Como o usuário deve definir e salvar a sua escalação algum tempo antes do início da primeira partida da rodada, mudanças de última hora podem naturalmente ocorrer.

Assim, algum (ou alguns) atleta pode ficar de fora da partida e desfalcar a escalação do usuário. Desse modo, a pontuação certamente é prejudicada, ainda mais se o atleta for o capitão da equipe, que tem pontuação multiplicada por 1,5 (novidade para 2024, pois antes era multiplicada por 2).

Por isso, há algum tempo os usuários pediam que essa novidade fosse implementada no game. Com um banco de reservas, se acaso algum atleta não jogue, outro pode substituí-lo, sendo escolhido previamente pelo cartoleiro.

Relembrando a última novidade para o Banco de Reservas

A última novidade para o Banco de Reservas no Cartola FC 2024 basicamente foi a não substituição do reserva se ele zerar ou negativar. Assim, para a pontuação do seu reserva ser considerada, ele precisa fazer pelo menos 0,1 pontos. Se ele zerar ou negativar, será ignorado, mantendo a pontuação do titular (obviamente nota zero, por não ter jogado).

Lembramos que são MUITOS detalhes para você entender e usar devidamente. Por isso, sugerimos a leitura de todas as regras do Banco de Reservas.

Veja também:

Novidades do Cartola FC 2024

Já que temos todas as novidades oficialmente divulgadas, vamos a elas, uma a uma.

Mudança nos Scouts no Cartola FC 2024

Scout Goleiro Cartola FC

Nas últimas edições foi bem sofrido perder pontos com os chamados Passes Incompletos. E essa foi uma reclamação geral.

Nesse ano as alterações foram feitas para tornar o jogo menos punitivo, aumentando as pontuações dos jogadores e consequentemente dos cartoleiros. Basicamente foi excluído o scout de Passe Incompleto! Ele negativava em -0.1pt Até que parece pouco, mas considerando todos os 10 jogadores de linha, facilmente eram de 40 a 50 passes errados por rodada, ou seja, de 4 a 5 pontos descontados.

Alteração da Pontuação do Capitão

A pontuação do capitão também sofreu alterações. Agora, o dono da braçadeira terá os pontos multiplicados por 1,5, em vez de 2, como foi até o ano passado.

Assim, teremos menos impacto com a pontuação do capitão. Se antes, com uma mitada de 20 pontos o capitão ia para 40, agora, com o novo multiplicador, ele chegaria a 30.

De acordo com a direção do game, a intenção foi evitar um desequilíbrio maior nas rodadas, mas sem excluir a pontuação especial de capitão do jogo.

Nova forma de cálculo da pontuação de Técnico no Cartola 2024

A terceira e última novidade em relação a pontuações é a respeito da forma de cálculo da pontuação de técnico.

Agora, será adicionado 1.0pt ao treinador caso o seu time vença a partida. Esse ponto será adicionado à média de pontuação dos atletas que entraram em campo. Se o jogo ficar empatado ou o time perder, não há ponto extra.

Importante lembrar que mesmo que esse treinador esteja suspenso ou não comande o time no campo por qualquer outra razão ele receberá a pontuação.

Exemplo: o técnico escala seus 11 jogadores e faz 4 substituições. Os 15 atletas utilizados fazem juntos um total de 66 pontos. A pontuação do técnico em função da média é 6 pontos, que é 66 dividido por 11. Caso vença, a pontuação do técnico será 7 pontos. Se empatar ou perder, fica com os 6 pontos.

Escalação Automática Cartola FC 2024

Uma funcionalidade inédita para quem está sem tempo naquele momento final do fechamento do mercado: a Escalação Automática!

Quando o cartoleiro aciona essa função o próprio Cartola faz a escalação, restando ao usuário escolher os reservas e o capitão. O preenchimento automático da escalação leva em consideração o esquema tático escolhido, o patrimônio disponível e os atletas com status provável no mercado.

O cartoleiro pode fazer quantas escalações automáticas quiser para rodada, sendo considerada a última salva. É possível também fazer alterações manuais nas escalações geradas pelo sistema.

É importante dizer que a escalação gerada automaticamente pelo sistema é totalmente aleatória e não representa uma recomendação do Cartola.